Ultra sonografia ocular

20/05/2011 11:40

 

A ultra-sonografia ocular visualiza as partes mais internas do olho simplesmente utilizando uma sonda que é colocada em contato com a pálpebra. A ultra-sonografia ocular tem sua principal aplicação na avaliação da cavidade vítrea, em casos de catarata que impedem a visualização do fundo de olho e em suspeitas de tumores intra-oculares.

Para aqueles que tem medo de fazer o exame, fiquem sabendo que ele é totalmente indolor e é realizado com uma sonda em contato com a pálpebra fechada do paciente. O paciente é informado a movimentar os olhos para que as diferentes regiões oculares possam ser examinadas.

Dentre os fatores de risco levantados como predisponentes para achados de ultra-sonografia ocular, a uveíte (doença nos olhos decorrente de uma inflamação da úvea, que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide e podem ser de causa infecciosa) foi o único elemento estatisticamente significante.

Curiosidade: O ultra-som em oftalmologia foi utilizado pela primeira vez no ano de 1956 , por dois oftalmologistas americanos - Mundt e Hughes - na avaliação de um tumor intra-ocular. A seguir, ainda em 1956, Oksala e associados, na Finlândia, incrementaram o uso do ultra-som modo A (unidimensional) no diagnóstico das patologias intra-oculares. No Brasil, os primeiros aparelhos apareceram na década de 80 e foram se tornando mais utilizados à medida que a tecnologia foi se aprimorando.

Voltar